Regras do Amigo Secreto

Para o Amigo Secreto de Natal, ou para outras variantes, se desenvolveram ao longo do tempo inúmeras regras diferentes. Estas variam naturalmente com cada tipo de Amigo Secreto. Existem regras que só se aplicam ao Amigo Secreto “ladrão” e que são diferentes das do Amigo Secreto de Sucata ou ainda das do Amigo Secreto Flash. A decisão de seguir estas regras ou de as utilizar apenas como inspiração para um Amigo Secreto diferente é uma decisão de cada um.
E primeiro lugar se deve decidir se serão escolhidos previamente os destinatários de cada presente ou se os presentes serão dados aleatóriamente. Quando se decide tirar a sorte os nomes dos destinatários dos presentes, se deve verificar se ninguém tira o próprio nome, para que ninguém possa oferecer um presente a si mesmo. Neste caso o presente pode estar identificado com uma pequena adivinhação ou mensagem para o destinatário do presente.
Também se pode tirar os nomes só quando já estão reunidos todos os presentes. Neste caso não se deve personalizar os presentes.

O Amigo Secreto normal, e também variantes como o de Sucata ou o do Halloween podem, a par das regras próprias, se realizar em modo “ladrão”. No Amigo Secreto Ladrão todos os presentes se colocam em cima de uma mesa um num local definido, e um dos participantes (normalmente o mais jovem ou o mais idoso) começa. Ele ou ela escolhe um presente e abre-o. Depois o seguinte participante faz o mesmo. Este participante pode escolher entre abrir um novo presente do monte, ou ficar com o presente que o participante anterior tirou. O terceiro participante pode escolher entre abrir um novo presente ou ficar com qualquer dos presentes que foi aberto pelos participantes anteriores. Quando todos os participantes já tiveram a sua vez, alguns deles terão ficado de maõs vazias. Devem então decidir se escolhem um outro presente novo ou se “roubam” um dos presentes que já foi aberto. Esta variante pode durar até ao momento em que já todos os participantes têm um presente na mão.

Existe mais uma regra, que pode ser utilizada em todas as variantes. Neste caso o papel principal pertence aos dados. Tal como no caso do Amigo Secreto “ladrão” permite aos participantes ficar com os presentes que já sairam a um dos seus companheiros. Isto apenas é possível quando por exemplo ao atirar os dados sai o número 6. Podem naturalmente escolher-se outros números, e dar a outros números significados diferentes, como por exemplo que o número 6 permita “roubar” presentes e o número 1 permita que se troquem presentes.

Uma variante popular do Amigo Secreto (neste caso do Amigo Secreto de Sucata) que funciona com dados é a seguinte: os participantes escolhem um a um um presente do monte. É necessário ter em conta que exista o mesmo número de presentes disponível. Quando todos tiverem um presente, começa a ronda de dados. O número 6 permite que um participante fique com o presente de outro. O número 1 obriga o participante a trocar o seu presente com outro participante. Se sai o número 3, todos devem dar o seu presente ao participante que se encontra à sua direita.
Esta variante pode durar muito tempo, e por isso é aconselhável que se estabeleça um limite de tempo para que o jogo tenha um final definido, por exemplo meia hora. Assim o jogo torna-se mais divertido e dinâmico, pois se evita que se perca muito tempo com o processo de atirar os dados.

Para todas as variantes do Amigo Secreto existem duas regras que são fundamentais.
1. Quanto deve custar o presente para o Amigo Secreto?
2. O presente deve ter a ver com um Tema?
No caso do Amigo Secreto de Sucata, se deveria por exemplo decidir se os presentes devem ser comprados ou se devem ser um objeto que cada participante tenha em casa. De qualquer das formas é importante definir uma faixa de preços.
No caso de festas especiais de Amigo Secreto, com um Tema, deve-se ter em mente que os presentes devem ter a ver com o tema escolhido. Os participantes e os convidados devem decidir previamente exatamente quais são os limites para o Tema e se pode-se aceitar pequenas variações. É mais interessante que o Tema seja mais aberto. Isto dá origem muitas vezes aos presentes mais originais. Eesses são normalmente os mais divertidos e interessantes.

Nas variantes como o White Elephant Gift Exchange deve-se respeitar as regras com maior rigor. O White Elephant Gift Exchange já traz por si mesmo algumas surpresas, pois consiste em oferecer coisas de mau-gosto. Por exemplo o que para alguns pode ser um presente horrível de casamento oferecido pela sogra, para outros pode ser o utensílio de cozinha que há muito desejavam.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *